Pages

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O que são Valores ?


Tenhos falado a dias de tecnologia e muitas outras coisas mas Hoje o post é direcionado as pessoas que tentan entrar em qualquer mercado de trabalho inclusive o nosso, DJ, Produção e tal.

Visitando alguns sites e conferindo o que á de novo em informação para passar a vocês me deparei com as sábias palavras de um amigo Dj e Produtor, Locutor e radialista, que simplesmente fala a realidade dos valores em qualquer categoria. vale a pena ler todo o artigo ...pois este que escreve essas palavras é de extremo respeito, faço das palavras dele as minhas . Alex Hunt

Fonte; http://www.djalexhunt.com.br/

Hj resolvi falar um pouco de valores.

Isso mesmo valores!

O que são valores?

Bem, podemos falar de valores sentimentais, sejam eles referente a uma pessoa, ou a algum animal de estimação. Como também valores pessoais que vc tem e carrega consigo pro resto da vida. E que fazem parte da sua linha de pensamento, assim como a sua criação, vindo praticamente de berço.

Temos também os valores profissionais!

Quanto valemos como profissionais, dentro do que nos propormos a fazer, e é desse valor que quero salientar uma observação.

Tem muita gente que se mata pra pagar uma facul de alguma coisa, pra poder exercer a profissão como sustento, assim como também por prazer pessoal. E é muito sortudo quem consegue sobreviver do que ama, afinal de contas todos pagamos nossas contas, temos nossos compromissos, assim como também temos nossos ” luxos” pessoais, seja com um relógio novo, um carro, um celular, enfim, depois de “x” anos de faculdade, nada mais justo do que sermos bem remunerados.

Trabalho a 26 anos dentro do mercado DJ e de radio, e felizmente tive uma SORTE ENORME em chegar ate onde cheguei, (pois almejava beeem menos), e pretendo chegar mais alto ainda. Mas fico chateado quando cobro o que cobro para gravar uma vinheta por exemplo, e ver que a pessoa do outro lado fica chateada justamente por não ter condições de arcar pelo que cobro. Sabendo que aquela pessoa, parou pra ouvir algum trabalho meu, gostou e se deu ao trabalho de entrar em contato comigo. Normalmente me sentia culpado!

Ai vem a pergunta:

Será que estou errado em me valorizar, sendo que vários clientes (agencias de propaganda,rádios,redes de TV e profissionais de ki late do meio) me dão um valor a altura sempre que me solicitam?

A resposta numero um é NAO, não estou errado!

Quando vc se veste bem para ir a uma festa, é justamente por ter auto-estima e amor próprio, então se veste bem. Quando compra um carro, ou algo pra si, procura sempre o melhor, mesmo que não caiba no seu orçamento. Isso é se valorizar!

E o mesmo serve pra vc que é DJ e ama o que faz, e se profissionalizou, se mantendo no mercado por alguns anos, e não acha justo o que lhe oferecem, sendo que não condiz com o que vc desejaria ganhar ($) mas se submete a mundos e fundo só pelo AMOR que tem no que faz.

Não se sinta ” culpado “ por isso, afinal de contas, deve haver algum motivo pra que haja essa ” desvalorização ” .

Desde uma realidade local, ( de casas noturnas, donos de evento que não pagam isso pra ninguém onde vc mora), ate a uma falta de reconhecimento pelo profissional que VC EH! E uma valorização errônea a maus profissionais que na maior parte das vezes não fazem 20% do que vc faz mas mesmo assim pelo fato de cobrarem pouco e darem mais lucro ao dono da casa noturna ou promoter, tem mais festas que vc. Mas saiba que eles fazendo isso, estão automaticamente se tornando SUBSTITUIVEIS.

Não é errado em vc SE VALORIZAR!

Assim como não é errado juntar todos os ” NAO “ que já te deram, todas as portas que não se abriram, ou pela humilhação que vc porventura tenha passado na Mao de alguém quando vc era um ” ninguém “

TODO GRANDE PROFISSIONAL EM QUALQUER AREA FOI UM ” NINGUEM ” UM DIA!

E o segredo é vc saber lembrar disso, mas não remoer isso por dentro, pois os grandes vencedores na vida, são os que vêem o passado como uma ” lição de experiência de vida”, e não como um fardo gerando ódio e rancor.

E isso não é somente uma coisa que acontece no Brasil, mas em qualquer lugar que existam pessoas com dons naturais que amam o que fazem, e querem exercer sua profissão dentro do sistema social em que vivemos.

Já viajei para muitos países e vi sempre a mesma historia.

Ou vc acha que não tem alguém no pais que jogue futebol melhor que um Ronaldinho gaucho e que ainda não foi pra lugar nenhum por falta de valorização e oportunidade e que provavelmente vai acabar fazendo alguma coisa que odeia (exercendo uma profissão que não gosta), pq precisa sobreviver?

Portanto no meu caso quando cobro ” x “ para gravar algo, não estou cobrando a vinheta ou o spot ou as musicas que toco numa gig, e sim a voz ou o DJ que sou. Pois reconheço meu potencial, e me dou valor.

E na minha opinião, vc que é profissional pode fazer o mesmo. Pois o mercado esta como esta, justamente pela falta de valorização própria do profissional brasileiro que é TAO BOM como qualquer outro em qualquer lugar do mundo, mas se sujeita a muita coisa .

Uma andorinha não faz verão, assim como uma abelha não mata alguém . Mas muitas andorinhas viram um espetáculo aos olhos, assim como um enxame de abelhas mata até um elefante!

Pense nisso!

” Para que te dêem valor, é preciso que primeiro vc se valorize!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário