Pages

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dj Set Dinâmico, usando a Tecnologia a seu favor

Hoje vamos falar um pouco de tecnologia ao nosso Favor. Toco com o Serato a mais de 5 anos e apoio muito este software, pois ele agiliza o lado do Dj sem tirar o talento, isso mesmo sem tirar o Talento, pois ele não sincroniza nada para o Dj, já outras interfaces podem linkar duas tracks sem que o Dj se quer toque no Pitch, pois bem eles também tem seus valores e hoje vamos conhecer as 3 Plataformas mais usadas em nosso País. Sinta-se em casa, o 4 e 20 ta na Area!

Atualmente temos vários programas para produzir e discotecar que podem ser agregados ao dia-a-dia dos Djs sem grandes dificuldades e da melhor forma possível. Entre os melhores programas para dj temos 2 plataformas básicas: as de timecode, e o warp. Atualmente, os 3 melhores programas para agregar a tecnologia de forma relativamente simples aos sets são:Ableton Live, Traktor Scratch Pro, Serato Scratch Live.


Ableton Live


O ableton live, é usado pela maioria dos produtores que se apresentam em formato “Live P.A”. Ele foi totalmente desenvolvido para trabalhar em tempo real, tornando o audio totalmente flexivel. Dentro dele, podemos trabalhar de várias formas. Como DJ, podemos utilizar a técnica de Warp para encaixar e sincronizar as batidas no tempo certo, de uma maneira não muito complicada, e que pode nos dar um resultado final excelente. E ainda tem mais, podemos usar todos os plugins originais do ableton e mais “X” plugins que o mercado disponibiliza para produção, como delays, reverb, filtros, phasers, flangers, etc.

Dentro do ableton, voce pode utilizar inumeras pistas, com varias musicas dentro delas, ou até mesmo synths e loops de audio, com isso voce pode ainda “warparvarios estilos de som, colocando todos no mesmo bpm, e fazer assim mashups e bootlegs em tempo real. Incrivel como é dinamico e pratico ao mesmo tempo o software.

Traktor

Já o Traktor,é um programa que pode ser utilizado com cd ou vinil de Timecode ou sozinho com controladores Midi. O que é timecode??? Time code é um sinal sonoro em uma certa frequencia, que quando chega até o computador ele captura o sinal e lê a musica que você carregou no computador dentro do software. Em outras palavras: você carrega uma mp3 dentro do programa e manipula ela em uma CDJ ou tocadiscos da mesma forma que faria com o cd gravado ou o vinil.

O traktor tem algumas vantagens e algumas coisas que podem ajudar muito os djs, Alem de 4 decks, que você pode usa-las como quiser, alternando entre cd, vinil e a propria interface. Ele possui 4 grupos de efeitos que voce pode ligar e desligar para cada deck individualmente, assim colocar varios efeitos diferentes em cada canal separadamente. e também Sincronizar uma deck com a outra sem grandes problemas.

As placas de som externa que acompanham o Traktor Scratrch são: DJ4 ou DJ8. A DJ8 é a mais completa, com 4 entradas e 4 saidas e é isto que possibilita você manipular 4 decks. As placas de som nao sao utilizadas exclusivamente no Traktor, podem ser utilizadas em outros programas também (tanto no Windows como no Mac)

Serato Scatch Live

O Serato scratch Live saiu, como diria, na hora certa, dia certo e momento certo. Muitos Bugs do Final Scratch tiraram lhe a credibilidade. E mesmo após atualizar para 1,5 e o 2,0 (este último muito legal, mas firewire), não teve jeito. Nascia uma base sólida, confiável e que cairia no agrado até de quem jurava fidelidade eterna aos discos de vinyl.

O Serato, após 5 anos só fazendo atualizações de seu software (que só funciona com sua interface), apresentou o novo SL3, cuja interface já veio a 24bit/96Khz, com 3 entradas, USB 2.0 e a grande vantagem em se usar apenas dois cabos RCA. O Serato é ainda o simulador mais utilizado aqui no Brasil.


*E o melhor de tudo em usar estes Softwares, é que voce não vai mais perder seu tempo gravando cd, ao contrario, vai otimizar seu set, fazendo ele ter mais impacto e precisão, uma gama maior de efeitos e por ai vai.


Obrigado! e até a próxima hora 4 e 20 by Dj Kleber Thome


Nenhum comentário:

Postar um comentário