Pages

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

iPad, Aplicativos, MIDI, Synths e Setup

Cada vez mais a tecnologia se encontra em nossas vidas, isso todo mundo já sabe. Mas cada vez mais, no meio da musica, ela tem modificado as formas de fazer musica e até a maneira de algumas pessoas de pensar. Pouco tempo atraz os controladores midi eram todos grandes, cheios de botões, alguns até de dificil manuseio e complicados para transporte. Já hoje em dia, as coisas estao ficando cada vez menores, e mais funcionais. Um exemplo bem legal e atual é a linha Nano da Korg, que conta com 3 controladores midi pequenos, finos, estreitos, porém são totalmente funcionais e extremamente baratos. Cabe toda a linha Nano da Korg (Nano Key, Kontrol, Pad), dentro de qualquer mochila. Ponto para eles e para os djs e vjs e afins que nao precisam mais carregar um monte de controllers mais!


Nano Series

Antigamente, os sintetizadores ocupavam uma sala inteira, tinham varios circuitos internos e as ligações dos seus parametros eram feitas com cabos externos, e alguns brincam que vc tinha que ser “eletricista” pra usar eles. As coisas mudaram totalmente. O som consegue sair de um aparelho pequeno com uma grande qualidade. podemos pegar como exemplo o sintetizador gigante Moog Modular, e o novissimo e minusculo OP-1. Com o Lançamento do iPad, soltaram junto o app Korg Electribe. o Aplicativo é muito bom e é identico ao Sintetizador original. E um das coisas mais legais é poder manipular o aplicativo via touch, mechendo em mais de um parametro ao mesmo tempo, e por um preço muito em conta, levando em consideraçao que um electribe usado é em media 250 dolares. O aplicativo na App store da Apple custa apenas 9,99 dolares. de um Gigante “synth” para um pequeno tablet.

OP-1

Outro aplicativo para o iPad que me impressionou, é o touch OSC. Este app te dá a liberdade de montar uma interface com a sua cara para em seguida sincronizar via midi com qualquer programa do seu computador que suporte midi. O melhor de tudo é você montar um layout personalizado para utilizar em suas apresentações, deixando o programa com a sua cara. Estou usando o Touch OSC a cerca de 2 meses, desde que comprei o iPad. Inclusive comprei o ipad por causa deste aplicativo, que é semelhante ao Lemur que custa algo parecido com 1700 libras. O app é bem simples e funcional. para funcionar como midi é só rodar o Osculator no seu computador, e colocar o iPad na mesma rede Wifi que o notebook. ae o Osculator pega o sinal do ipad, e transforma em sinal midi para o Traktor, Ableton, ou qualquer outro programa com suporte midi. Bom não? e o melhor. Custa apenas 5 dolares.

Modular

Os notebooks atuais, devido a portabilidade, tem apenas algumas portas USB, ou seja. Você nao pode plugar todos os controladores Midi (que sao na maioria via usb) e sair brincando direto. tem que pensar na maneira mais funcional possivel. E com o Touch OSC / iPad, você nao utiliza nenhuma das suas portas USB. ele entre em contato atravez da rede Wifi. Este foi um dos motivos de acrescenta-lo ao meu Setup de DJ.

iPad Korg Electribe

Atualmente venho trabalhando com um Korg NanoKontrol, o Ipad, e o Traktor com sua placa de som externa Audio 8. Escolhi o seguinte setup por que meu notebook disponibiliza apenas de 2 portas USB, e como já utilizo uma para a placa de som do Traktor, a outra ficou para o NanoKontrol. O iPad encaixou como uma luva nesta hora, pois nao precisa de ser conectado via cabo no notebook.

Na hora de montar um setup, o ideal é pensar bastante na funcionalidade do que está escolhendo, os recursos que você dispõe, como vai utilizar ele depois que tiver com tudo em mãos, o transporte dele, e se vai conseguir igualar ou melhorar tendo como referencia o que vc tem hoje ou ja teve. Quando digo melhorar em relação a hoje, já nao falo em equipamento, mas sim o mais importante que é o som que você vai mandar para as caixas de som, ou no caso do VJ para as telas!

iPad – Touch OSC

A tecnologia esta sempre crescendo e não é agora que ela vai parar, totalmente ao contrario. Acho que a tendencia é cada dia aparecer mais coisas e com uma velocidade maior ainda. Claro que como em qualquer outro meio, nem tudo que é lançado dá totalmente certo e dura muito tempo. Por isso acho que vale a pena ficar sempre ligado nas novidades e absorver delas o maximo possivel, pois isso ajuda muito no processo criativo, nas performances, na produção e no entretenimento (seu e do público). Levando em conta o que vc já tem e o que a tecnologia pode te proporcionar, pois da mesma forma que ela ajuda quem sabe usar, ela atrapalha quem nao sabe e tenta usar.

Será que o CD levará o mesmo destino que o Vinil?


Obrigado ! e até a próxima hora 4 e 20 by Dj Kleber Thome

Nenhum comentário:

Postar um comentário